Uma pergunta que sempre ouvimos está relacionada ao SEO, que significa “Search Engine Optimization”.

Traduzindo fica “Motor de Otimização de Busca”

Trata-se de um conjunto de técnicas que têm como objetivo posicionar uma ou mais páginas de destino entre os melhores resultados dos motores de pesquisa.

O Google e outros buscadores usam estas “técnicas” para achar um site quando se faz uma busca.

A razão pela qual você não vê o nome da sua empresa ou as páginas do site aparecerem em uma pesquisa do Google é porque o seu site é provavelmente muito novo e o Google não o indexou. Dito isso, mesmo que seu site seja mais antigo e você tenha muitas páginas e um bom SEO, nunca é uma boa ideia pesquisar sua empresa ou site a partir de seu próprio navegador, como se pesquisasse outras coisas, porque obterá resultados distorcidos na Pesquisa do Google. Uma das coisas que você pode fazer para testar sua classificação sem alterar os resultados da pesquisa em seu próprio endereço IP é abrir uma janela do Google anônima ou acessar ferramentas de terceiros para testar seu SEO.

Agora, a pergunta é: Como fazer o Google mostrar seu site e a resposta é simples, você tem que indexá-lo.

E como fazer isso?

1) insira as tags e os snippets de código corretos em seu site para que o Google possa validar e ler melhor seu site e, em seguida, indexá-lo melhor. O Google não vê ou se importa com a aparência do seu site para outras pessoas, não consegue ver a aparência de uma imagem, então você tem que dizer, a mesma coisa com o número de telefone ou endereço de uma determinada página ou de um site, só porque você escreveu e talvez tenha um link para um mapa, não significa que o Google sabe que é um endereço, mas codificar corretamente o código do site ajudará o Google a saber o que cada parte do site é e para que serve e a hierarquia de cada página e cada seção.

2) melhorar / criar conteúdo para o seu site, quando as pessoas visitam seu site e saem nos primeiros segundos ou minutos é RUIM. Muito ruim. Imagine se alguém estivesse classificando as lojas em um shopping com base em quantas pessoas entraram e saíram imediatamente porque não viram nada de interesse naquela loja e saíram imediatamente. Isso é o que o Google está fazendo, mas quanto mais pessoas gastam tempo em seu site, mais o Google recompensa você, porque eles estão no negócio de nos fornecer bons resultados de pesquisa – eles mostram sites relevantes que estão sendo navegados por novos visitantes e visitantes recorrentes.

3) melhorar / criar seu sistema de funil, vai de mãos dadas com o tempo de permanência no site. Quanto mais páginas um novo visitante clicar, melhor será sua classificação.

4) faça bom uso de H1, H2, H3, etc. em toda a sua página e nas postagens do seu blog.

5) Certifique-se de que cada página tenha sua meta dados apropriados e descrições de mídia social que descrevam claramente a intenção do conteúdo da página.

6) aproveite a mídia social, embora nenhum negócio deva realmente estar em todas as mídias sociais, você deve definitivamente proteger cada perfil e seguir aqueles com uma sintaxe de acompanhamento. Facebook e Instagram por exemplo não seguem o que significa que todo o seu conteúdo não será indexado pelo Google, mas sites como Twitter, Linkedin, Google Plus e Youtube são seguidos.

7) considere se inscrever para uma assinatura paga com o Google em parceria para fornecer uma melhor classificação aos seus membros. 

8) FAÇA TUDO ISSO ENQUANTO MANTENDO CONSISTENTE COM APENAS PALAVRAS-CHAVE DE SEO POTENCIALMENTE PROFISSIONAIS OU PALAVRAS Longas (SENTENÇAS DE PESQUISA). Nenhum corpo pode ter uma classificação alta para tudo, mas você pode ter uma classificação alta para certas palavras-chave. Algumas agências usam ferramentas caras para descobrir as melhores palavras-chave e planos de SEO que as empresas estão implementando e podem ajudá-lo a encontrar as palavras-chave certas para o seu mercado. De qualquer forma, mesmo se você escolher palavras-chave aleatórias por conta própria – atenha-se a no máximo 5 e certifique-se de alterná-las em suas postagens, páginas, títulos de manchetes, metadados etc. Quanto mais você tiver, mais você terá classificação para essas palavras-chave ou longtails.

SEO e aparecer nos resultados do Google é um jogo em constante evolução de perseguir o rabo do gato. O Google continua melhorando e mudando seu algoritmo para se proteger e acompanhar os tempos. É por isso que é sempre recomendado que você evite pagar àqueles serviços de criação de links que “garantem” a classificação na primeira página em um ou dois meses, porque tudo o que eles fazem é spam na Internet com perfis falsos em todos os lugares com seu link incluído, eles funcionam um pouco, mas o obrigam a continuar pagando por esse serviço e quando você para de pagar, tudo vai embora VS da maneira que acabei de descrever – bem, esse investimento permanece para sempre construindo sobre si mesmo.

SEO não é opcional se você está planejando depender mesmo que seja um pouco das vendas online, você precisa ter SEO. É como abrir um negócio em uma rua muito movimentada, mas pensar em uma placa com o nome do seu produto e “abrir” é opcional.